Entrevista AAFA

Associação Apoio a Famílias de Fazendas de Almeirim

A AAFFA é uma Instituição particular de solidariedade social sem fins lucrativos, fundada a oito de Junho de 1984. Está sediada em Fazendas de Almeirim, concelho de Almeirim, composta pelas valências de Creche, Jardim de Infância, ATL, Centro de Dia e Apoio Domiciliário.

É a única instituição da freguesia de Fazendas de Almeirim, fomentando empregabilidade a 42 pessoas. A AAFFA é dirigida por voluntários e subsiste dos acordos da segurança social, das mensalidades e das cotas dos sócios.

Na vertente da infância, os serviços de Creche têm acordo com Segurança Social para 40 crianças; o Jardim de Infância para 48 crianças; e o ATL (Atividades de Tempos Livres) para 27. Estas vertentes estão estruturadas por forma a proporcionar um adequado desenvolvimento físico, psicológico e social dos jovens utentes.

As vertentes de Centro de Dia e Apoio Domiciliário inauguradas em 1996,visam promover um conjunto de serviços que contribuam para responder às necessidades de certos grupos populacionais e suas famílias, nomeadamente população idosa e adultos com deficiência moderada.

O Centro de Dia tem acordo com a Segurança Social para 40 utentes. Funciona em dias úteis, das 8h às 18.30m.

Neste espaço são facultadas os serviços de refeição, higienes várias, atividades lúdicas, pedagógicas e estimulação cognitiva; promoção da cidadania; serviço de cabeleireiro e afins.

Dentro desta vertente têm ainda o fornecimento de alimentação, no âmbito das cantinas sociais, protocolo celebrado desde 2012.

Desde 2013, através da Segurança Social, e em parceria com a Câmara Municipal de Almeirim, são entregues bens alimentares a agregados familiares de comprovado baixo rendimento.

O serviço de Apoio Domiciliário funciona desde 1997, com acordo para 26 utentes em dias úteis, e desde 2013, com acordo para 10 utentes ao fim de semana.

Efetuam duas visitas diárias, promovendo serviços idênticos aos do centro de dia, mas na casa do utente.
A Associação tenta promover várias iniciativas para angariação de fundos, sempre com a colaboração de funcionárias, de familiares de utentes, da comunidade em geral e não esquecendo as autarquias e outras associações.

Pretende-se com isto ajudar nos custos de manutenção dos edifícios e infra-estruturas, com objectivo principal a ampliação do centro de dia na vertente Lar.

                                                                                   Ass.: M.ª Manuela Fidalgo – Presidente da AAFFA
                                                                                   Cláudia Palhouto – Directora Técnica da AAFFA


“Envelhecer com qualidade e atividade”

Éé este o lema do projeto de Animação que, desde há alguns anos, tem vindo a ser implementado no Centro de Dia de Fazendas de Almeirim.

Pretende-se com este projeto melhorar a qualidade de vida dos utentes, proporcionar um envelhecimento ativo, evitar o abandono, a solidão e a exclusão social; estimular/desenvolver o lado cognitivo e físico do utente.

Assim sendo, é desenvolvido diariamente um conjunto diversificado de atividades ocupacionais, terapêuticas e de desenvolvimento pessoal, social, desportivo e cultural, de acordo com um plano geral de atividades de animação sociocultural. Serão exemplos a ginástica sénior, a culinária, os jogos cognitivos, o patchwork (trabalhos com retalhos), os trabalhos manuais, os passeios vários, atividades intergeracionais entre instituições locais, as festas, os convívios, entre outras, tendo sempre em conta as necessidades que possam surgir.

As questões relacionadas com a população idosa merecem uma particular e contínua atenção por parte da Associação Apoio às Famílias de Fazendas de Almeirim, daí ser necessário promover um envelhecimento satisfatório e ativo da população alvo.

E é neste ponto fundamental que o projeto de animação do Centro de Dia desafia os idosos a novas atividades, evitando que percam o vínculo a uma vida social e culturalmente ativa.

                                                    Ass.: Oriana da Silva Pereira – Animadora Cultural da AAFFAEntrevista

Sabia que...

A Gerontologia é o campo de estudos que investiga as experiências de velhice e envelhecimento em diferentes contextos socioculturais e históricos, abrangendo aspectos do envelhecimento normal e patológico.

Investiga o potencial de desenvolvimento humano associado ao curso de vida e ao processo de envelhecimento. Hoje em dia existem muitos espaços dedicados à terceira idade: Centros Dia, Centros de Convivência, Centros de Referência, Universidades da Terceira Idade, entre outros.

Estes espaços promovem atividades em grupo direcionadas aos idosos, com diferentes objetivos cada uma. A interação promovida nas atividades gera um retorno extremamente significativo e a interação social gerada entre os idosos desenvolve o senso de bem-estar nos mesmos, assim como, melhora o funcionamento físico.


Veja a edição completa de Março em http://www.mediafire.com/view/rt28w22r2a43syt/jornal.pdf

Comentários