Clube de Amadores de Pesca do Ribatejo

No presente mês de abril o Clube de Amadores de Pescas do Ribatejo celebra 50 anos. É um exemplo de associativismo e de espírito de camaradagem da nossa freguesia e por esse motivo estivemos à conversa com o seu presidente, António Figueiras, para lhe dar a conhecer um pouco mais sobre o clube, como forma de tributo pelo seu meio século de existência.

É um dos clubes mais antigos de Portugal desta modalidade, se não o mais antigo. No início aquando a sua formação tinham apenas 19 associados e contam neste momento com mais de 400 sócios.

Em 1978 foi inaugurada a actual sede, que se localiza na Rua Dr. Guilherme Nunes Godinho, nº24, com a ajuda dos sócios, apoio de empresas, da Junta de Freguesia de Fazendas de Almeirim e da Câmara de Almeirim. Com o passar do tempo a sede tem sido remodela e melhorada, uma vez mais com a colaboração de todos.

É neste momento um Clube com grande atividade durante todo o ano, sendo dos poucos Clubes de Pescas no país com sede própria e concessão de uma barragem. Realizam um concurso mensal na Barragem dos Gagos, um ou dois concursos nacionais e participam nos vários campeonatos individuais e no campeonato nacional de clubes.

Fazem questão de se envolver com a comunidade, colaborando nas tasquinhas de Almeirim nas festas das Fazendas, com um concurso de pesca alusivo à festa. É também habitual realizarem um concurso intersócios no 25 de Abril na Barragem dos Gagos e um concurso de homenagem e vários sócios que em muito contribuíram para a existência e continuidade do clube. No ano passado homenagearam António Filipe, tesoureiro durante 15 anos e este ano irão prestar tributo a Júlio Barreto Leal, tesoureiro durante 17 anos.

A concessão da Barragem dos Gagos é sem dúvida um pilar fundamental na história do clube. Esta foi-lhes cedida em 1965 o que terminou com o 25 de Abril de 1974. Só mais tarde em 9 de Abril de 2010 conseguiram reaver a sua concessão.

A barragem era um espaço natural subaproveitado, que ganhou uma nova dinâmica com o clube que, juntamente com a Junta de Freguesia, investiu e efectuou uma intervenção de limpeza e reconstrução do mesmo espaço. Foram também colocados grelhadores e mesas para momentos de lazer. 

Esta é sem dúvida uma mais-valia para toda a população, uma vez que este espaço poderá ser disfrutado por várias entidades da Freguesia assim como trás uma outra dinâmica ao comércio local. Exemplo disso será um dos eventos realizados no Verão qua trará 45 pessoas do Porto, ficando alojadas durante 3 dias no nosso conselho.

Contudo o clube recusa baixar os braços e procura continuar o seu trabalho para que barragem continue a ser um espaço verde a agradável para todos nós. Os próximos projectos passam pelo arranjo do paredão, um telheiro no edifico que lá se encontra em ruinas, para que em dias de chuva possa haver outras condições, assim como aprofundar uma zona da pista. 

António Figueiras, atual presidente do clube, está no cargo há 20 anos e é com orgulho que nos fala um pouco do seu percurso. A sua paixão pela pesca surgiu através de convívios proporcionados pela sua entidade patronal, a Câmara Municipal de Santarém, de onde é oriundo. Em 1990 casou-se e veio residir para as Fazendas, proporcionando-se assim a sua entrada no clube. Começou como tesoureiro num período conturbado, passando à direção mais tarde.

Essa direcção trouxe uma outra dinâmica apostando na juventude e na formação. Foi dessa forma que o clube evolui, conseguindo alcançar melhores resultados, podendo ser considerada no momento: um clube competitivo que procura cada vez mais concretizar os seus objectivos.

Mais do que formar campões, o Clube de Amadores de Pesca do Ribatejo procura formar homens, uma vez que esta modalidade requer alguns requisitos, como a responsabilidade e concentração, que são também elementos fundamentais no carácter de qualquer pessoa. Existe ainda um apoio por parte do clube para os jovens pescadores nas suas deslocações, estadias e algum material de pesca.

Contudo a pesca não é a única modalidade contando também com o campismo presidido por Manuel Mendes Fidalgo, um homem que muito tem contribuído e se dedicado ao clube. Esta secção de campismo proporciona a logística aquando competições de pesca, contando com sócios dos vários pontos do país.

A pedido do seu presidente, a Clube de Amadores de Pesca do Ribatejo quer ainda deixar aqui o seu agradecimento à Junta de Freguesia de Fazendas de Almeirim, à Câmara de Almeirim e a todas as empresas e amigos que contribuem com o livro publicitário anual do concurso nacional realizado pelo clube e por todo o apoio prestado desde a sua criação até ao momento. A todos eles um grande bem-haja!


Sabia que:

Após a entrada desta direcção em 1996, o clube tem alcançado diversos resultados positivos, entre eles:

·         Jovens

o   9 campeões regionais;

o   5 campeões nacionais;

o   10 jovens em presenças de campeonatos do mundo, onde 2 foram campeões do mundo colectivamente;

·         Seniores

o   2 campeões nacionais individualmente;

o   4 campeões regionais da primeira divisão;

·         Carpfishing (pesca à carpa)

o   4 duplas campeãs nacionais;

o   9 presenças em campeonatos do mundo;

o   1 dupla campeã do mundo em 2007;

·         Coletivamente

o   Campeão nacional de clubes na 2º divisão em 2013;

o   Campeão regional de clubes em 1997; 2009 e 2011;

·         Outras curiosidades:

o   No ano passado 5 pescadores subiram de divisão;

o   No momento o clube conta com 15 pescadores em competição e mais de 30 a participar noutras modalidades

Evento:
Para celebrar os 50 anos irá realizar-se no próximo dia 19 de Abril um concurso à americana (por duplas) na Barragem dos Gagos. Vai haver almoço, bolo de aniversário, prémio de presença e prémio de 300€ para a equipa vencedora. Espera-se casa cheia. Não falte à celebração do aniversário de um dos mais antigos clubes da freguesia.

Veja a edição completa de abril em http://www.mediafire.com/file/u3ahf6xpwte26gf/jornal_Abril.pdf

Comentários